A fundamentação ética de Agostinho na obra O Livre-Arbítrio

Autores

  • Filipe Alves da Silva

Palavras-chave:

Livre-arbítrio. Mal moral. Boa Vontade.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre a ética agostiniana a partir da sua obra Do Livre-arbítrio. Este filósofo compreendia que o homem era dotado de livre-arbítrio como importante parte de sua natureza como ser racional e distinto dos demais animais. Através dele o homem é responsável por suas ações, boas ou más. O livrearbítrio lhe fora dado por Deus para um bom propósito, que é a vida virtuosa. Quando o homem não alcança tal objetivo ele pratica o mal moral. A vida virtuosa consiste no domínio da razão sobre as paixões através da sua boa vontade. A felicidade e a infelicidade são a consequência do bom e do mau uso de seu livre-arbítrio. Para viver retamente o homem deve se desapegar dos bens temporais e transitórios e se voltar para o Bem supremo, Deus, para assim desfrutar do gozo de uma vida virtuosa. O texto foi escrito de forma clara e objetiva a fim de alcançar uma melhor compreensão sobre a filosofia ética agostiniana. A relevância de tal temática consiste na atual situação de crise ética e moral que estamos vivendo hoje. Sendo o problema ético discutido pela filosofia desde os seus primórdios, a reflexão de Agostinho de Hipona ainda nos apresenta como uma explicação relevante sobre tal fenômeno.

Referências

AGOSTINHO, Santo. O Livre-arbítrio. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.

AGOSTINHO, Santo. A Trindade. Tradução de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1995.

AGOSTINHO, Santo. A Graça (1): O espírito e a letra; A natureza e a graça; A graça de Cristo e o pecado original. Tradução de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1999.

GILSON, Étienne. Introdução ao Estudo de Santo Agostinho. São Paulo: Paulus, 2006.

HÄGGLUND, Bengt. História da Teologia. Porto Alegre: Concórdia, 2003.

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. OLIVEIRA, Jelson Roberto de. Agostinho: o amor como princípio ético. In: SGANZERLA, Anor. FALABRTTI, Erickson S. BOCCA, Francisco. Ética em Movimento. São Paulo: Paulus, 2009.

REALE, Giovanni. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

DA SILVA, F. A. A fundamentação ética de Agostinho na obra O Livre-Arbítrio. Kairós, Fortaleza, v. 16, n. especial, p. 40–51, 2021. Disponível em: https://www.ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/35. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos