O Cristianismo como patologia nas teorias de Feuerbach e Nietsche

Autores

  • Pedro Lucas Bonfá Ramos

Palavras-chave:

Feuerbach. Nietzsche. Religião. Cristianismo. Patologia.

Resumo

Este texto examina a religião cristã como doença nas perspectivas de Feuerbach e Nietzsche. Partindo do pressuposto de que as duas teorias criticam veemente a religião cristã, os filósofos alemães analisam o cristianismo de forma em que os dois pensamentos se movem em registros distintos e nem sempre compatíveis, mas as duas filosofias dialogam entre si no que tange às patologias causadas por tal religião. Tomando como referências as obras: A essência do cristianismo, de Ludwig Feuerbach e O Anticristo, de Friedrich Nietzsche, este artigo discute quais são as patologias que o ser humano adquiriu ao longo dos séculos promovidos pelo cristianismo e qual é o remédio para tais enfermidades.

Referências

BARRENECHEA, Miguel Angel. Nietzsche e o Corpo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

BARROS, Fernando R. de Moraes. A Maldição Transvalorada. O Problema da civilização em O Anticristo de Nietzsche. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

CHAGAS, Eduardo Ferreira. A primazia da Natureza ante o espírito. Trans/Form/Ação. v. XXXII, n. 2, 2009, p. 119-133.

CHAGAS, Eduardo Ferreira. A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach. Philósophos, Goiânia, v.15, n. 2, jul./dez. 2010, p. 57-82.

FEUERBACH, Ludwig. A essência do cristianismo. Tradução de José da Silva Brandão. Petrópolis: Vozes, 2007.

FEUERBACH, Ludwig. Preleções sobre a essência da religião. Tradução de José da Silva Brandão. Campinas: Papirus, 1989.

FREZZATTI JR., Wilson Antônio. Dicionário Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

FREZZATTI JR., Wilson Antônio. A fisiologia de Nietzsche. A superação da dualidade cultura/biologia. Ijuí: Unijuí, 2006.

GEN, Grupo de Estudos Nietzsche. Dicionário Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

MELO, Regiany Gomes. Crítica de Feuerbach às religiões em defesa do homem integral e da natureza não-instrumentalizada. Intuitio. Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2011. p. 224-236.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Tradução de Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo: Maldição ao Cristianismo. Tradução de Paulo Cesar de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

RAMOS, P. L. B. O Cristianismo como patologia nas teorias de Feuerbach e Nietsche. Kairós, Fortaleza, v. 16, n. especial, p. 125–136, 2021. Disponível em: https://www.ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/40. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos