Do medo à sociedade: a passagem do estado de natureza para a sociedade civil em Thomas Hobbes

Autores

  • Michel Platinir da Silva Damasceno

Palavras-chave:

Paixões. Medo. Igualdade. Liberdade. Estado Natural. Estado soberano.

Resumo

Nesse artigo iremos apresentar a saída do estado de natureza para formação do estado civil, sob a perspectiva da filosofia política de Thomas Hobbes. Para tanto, é indispensável que percorramos alguns temas preliminares que irão nos auxiliar para melhor entendermos o assunto proposto. Nessa perspectiva, iremos iniciar o desenvolvimento de nosso texto analisando as paixões humanas, consideradas pelo autor abordado como algo intrínseco ao homem, principalmente nesse estado présocial. Também será imperativo assinalar algumas características desse período, como a ausência de leis. Depois disso trataremos sobre a contribuição do medo para a criação do pacto social, principalmente o temor da morte violenta, que é uma disposição constante nesse estado pré-político. Logo após discorreremos sobre o conceito de liberdade radical e de igualdade inexorável que fundamentam esse campo de guerra e de hostilidades constantes, que é o estado de natureza, no qual os homens se encontram em uma batalha constante de todos contra todos. Por último, examinaremos a necessidade da fundação do pacto social, ou contrato social, tendo em vista a constituição do espaço da política, sob a temática do estado civil soberano hobbesiano.

Referências

BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

BRANDÃO, Assis. O estado de natureza e o contrato em Hobbes. Perspectiva Filosófica, Recife, v. 1, nº 25, p. 29-50, jan/jun 2006.

BUENO, Marcelo Martins. Medo e liberdade no pensamento de Thomas Hobbes. Revista Primus Vitam, Centro de Ciências e Humanidades Mackenzie, São Paulo, n. 1, ano 1, p. 1-11, jul/dez 2010.

HOBBES, Thomas. Leviatã. Ou Matéria, forma e poder de um estado eclesial e civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

LUCATE, Felipe Henry. O contrato social em Hobbes e a permuta da liberdade natural pela segurança do estado civil. Revista Filogênese, Marília, vol. 8, p. 43-50, 2015.

MAGALHÃES, Rogério Silva. O direito à vida nos Elementos à lei natural e Política de Hobbes. Cadernos Espinosanos. São Paulo, n. 23, p. 159-185, 2010.

RIBEIRO, Renato Janine. Ao leitor sem medo. Hobbes contra o seu tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

SILVA, Lucas Duarte. A teoria do Estado de natureza no Leviathan de Hobbes. Revista Thema, Pelotas, ano 11, nº 1, p. 86-102, 2014.

WEFFORT, Francisco Corrêa (Org.). Os clássicos da política. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau. 14ª ed. São Paulo: Ática, 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

DAMASCENO, M. P. da S. Do medo à sociedade: a passagem do estado de natureza para a sociedade civil em Thomas Hobbes. Kairós, Fortaleza, v. 16, n. especial, p. 82–99, 2021. Disponível em: https://www.ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/38. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos